Segundo a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), a carne de coelho é uma das mais dietéticas e saudáveis. Com origem 100% portuguesa, a MITT pretende contribuir no mercado nacional para a divulgação e modernização da carne de coelho.

A carne de coelho, sendo ideal para o equilíbrio nutricional, é apreciada por ser tenra, suculenta, saborosa e de fácil preparação, sendo aconselhada a todos consumidores, de diferentes idades. Tendo em conta estes factos e o cuidado que a sociedade atual dá à continuidade de uma alimentação saudável, é de grande importância que a cunicultura industrial se desenvolva, enquadrada na nova Política Agrícola Comum.

Altamente dietético

Classificado como carne branca, o coelho é admirado pelos consumidores pelo seu paladar e por ser de fácil digestão, característica que o tabelam como um produto dietético. Segundo a APN a carne de coelho é recomenda pela qualidade das suas gorduras “boas” e pelo seu baixo valor calórico (±120Kcal/100gr), juntamente com as vitaminas e minerais necessários ao organismo. É também aconselhável para dietas restritivas associadas a diferentes doenças, como as cardiovasculares e, visto que têm um conteúdo de ácido úrico mais baixo que as carnes vermelhas, a carne de coelho é a mais adequada para pessoas com hiperuricemia ou gota.

A qualidade desta carne pode ser classificada como excelente, contendo 21% de proteína bruta, 70% de H2O (água), 4% de teor lipídico, rica em cálcio e fósforo e baixa em colesterol.

Benefícios

Classificada como carne branca, é apreciada pelos consumidores pelo seu sabor, pela fácil digestão que proporciona, o que a torna, pela sua composição nutricional, num produto altamente dietético. A carne de coelho concilia saúde e prazer, sendo indicada para os consumidores com preocupações alimentares, nomeadamente pelo baixo teor em calorias, pela sua riqueza em proteínas e gorduras “boas” e pelo aumento de ingestão de ácidos gordos Ómega 3.

A carne de coelho possui o dobro do cálcio da carne bovina, tornando-se um importante aliado contra doenças como a osteoporose. Para além disto regula o nível de glicose no sangue e, realizando um consumo contínuo, ajuda a normalizar o metabolismo de proteínas e gorduras no corpo.