Poucos saberão que a palavra Hispania significa “terra dos coelhos” em fenício. Mesmo no tempo de Adriano, a nossa península era representada pela figura de uma senhora sentada com um coelho a seus pés. É inegável que hoje estes animais continuam a correr pelos nossos campos, embora, sem dúvida, em menor número do que durante a era romana. A carne destes animais faz parte da nossa dieta desde tempos imemoriais.
De fato,sabendo que o consumo de Carne de Coelho beneficia de uma composição nutricional muito equilibrada, uma carne branca, com baixo teor de gordura e cujo perfil nutricional aconselha o seu consumo a toda a população em geral e a atletas e praticantes de desporto em particular. Uma das grandes virtudes da carne de coelho é a abundância de proteínas, essencial para o desenvolvimento muscular.
Um ótimo compêndio de propriedades
A carne de coelho é rica em vitaminas B3, B6 e B12. Uma dose de carne de coelho fornece mais de 100% da quantidade diária recomendada de vitamina B3, quase 40% de vitamina B6 e o triplo da necessidade de vitamina B12.
O fato de o coelho ser rico em vitamina B12 é, segundo um estudo publicado no Journal of American Medical Association’, o complemento ideal para as pessoas que foram sujeitas a tratamentos com omeprazol durante largos períodos, pois têm até 65% mais probabilidades de sofrer de deficiência de vitamina B12 . Esta deficiência pode levar a problemas de demência, danos neurológicos ou anemia , entre outras doenças possíveis. A ingestão de carne de coelho é pois aconselhada para colmatar esta insuficiência de vitamina B12.
Existem mais razões e argumentos relacionados com a saúde para o consumo da carne de coelho. Por exemplo, o seu conteúdo em fósforo, selênio e potássio . O hipertenso pode consumir sem receio carne de coelho, dada sua baixa contribuição de sódio. Outro tema de saúde que é habitualmente discutido nos consumidores de carne, é o ácido úrico, as purinas. Felizmente, a carne de coelho não tem esses problemas. Quer procure uma dieta de emagrecimento ou simplesmente apostar numa dieta saudável não pode deixar de comer este tipo de carne branca. A digestão de 100 gramas de coelho não excede as 140 calorias.
Também altamente indicada para os primeiros anos de vida
Sendo classificada como carne branca, é uma das primeiras carnes recomendadas para bebés dos 6 a 7 meses de idade, que é quando geralmente são incorporados os alimentos complementares.
Infelizmente, pouquíssimos pais percebem isso quando preparam a comida dos seus filhos e muito menos a indústria alimentar oferece alimentos para bebés feitos de carne de coelho. Felizmente passou a existir uma solução para este problema, com a Mitt – Food innovation.
Deliciosas receitas e aconselhamento profissional
No nosso site – www.mitt.pt – encontra deliciosas receitas de carne de coelho. Faça-nos sugestões de receitas ou peça aconselhamento que a nossa equipa Mitt responderá rapidamente com a solução mais adequada para si.